Neste artigo, compartilharemos um ciclo de OKR típico e como obter o máximo de resultado aplicando a metodologia da forma certa!

Presumimos aqui que você já tenha algum conhecimento prévio sobre OKRs e seus benefícios. Caso ainda não tenha, veja neste artigo o que é OKR

Objetivo e Resultados Chave (OKR) é um tipo de metodologia que define metas e ajudam as empresas a implementar o seu planejamento estratégico de maneira eficaz, engajando todos os membros da organização – desde os líderes e stakeholders até os membros da equipe por meio de ações mensuráveis.

O Ciclo do OKR

Um ciclo típico de OKR visa melhorar o trabalho em equipe, a comunicação entre áreas e atender aos objetivos estratégicos da empresa. Unindo esses objetivos, dividimos a estruturação do ciclo do OKR em 3 fases:

  1. Planejamento estratégico
  2. Execução
  3. Retrospectiva

Planejamento Estratégico

Ao ajustar os OKRs estratégicos da organização, que via de regra ocorrem no início do ano, conte com a ajuda e contribuições de toda a equipe. Aqui é importante destacar que os objetivos estratégicos não devem ser estabelecidos apenas pela diretoria e o CEO isoladamente, por exemplo.

Execução

Assim que os OKRs forem escolhidos, certifique-se de que todas as equipes estejam alinhadas com o trabalho que devem concluir para um trimestre de sucesso. Aqui o alinhamento deve ser um processo contínuo, ocorrendo no decorrer de toda execução do planejamento estratégico da empresa.

Nessa fase também é importante que cada proprietário de OKR seja responsável por rastrear e atualizar o progresso de seus principais resultados toda semana. Já as equipes deverão conduzir revisões semanais para acompanhar o progresso, obstáculos e alternativas para o progresso do OKR. 

Retrospectiva

Perto do final do ciclo do OKR, você deve ter uma sessão de retrospectiva para refletir sobre como foi o trimestre, recapitulando erros e reaproveitando sucessos. Este é um excelente momento para comemorar as vitórias e revisar onde você poderia ter feito melhor no trimestre anterior. As retrospectivas geralmente ocorrem nas últimas duas semanas do trimestre e devem envolver todos os participantes do OKR.

Um exemplo de ciclo típico de OKR

Partindo do pressuposto que você esteja usando objetivos estratégicos de 1 ano e objetivos táticos trimestrais. Veja como o ciclo deve ser se você estiver começando a partir do ano novo.

4-6 semanas antes do final do ano [15 a 30 de novembro]

O CEO em conjunto com a alta administração faz um debate sobre as prioridades para o próximo ano e elabora o esboço da estratégia. Depois disso, é muito válido compartilhá-lo para toda a empresa e coletar as contribuições e comentários de todos os níveis da organização.

2-3 semanas antes do final do ano [10 a 15 de dezembro]

Finalize os objetivos de toda a empresa para o próximo ano e o próximo trimestre. Comunique-os a todos. Agora, cada equipe deve definir seus objetivos com base nos objetivos da empresa.

1 semana antes do final do ano [20 de dezembro]

Uma reunião geral ou estratégica é de suma importância para finalizar os objetivos, com isso aproveite o momento e sincronize-se, fazendo os ajustes finais, se necessário. 

É essencial criar um compromisso público para cada equipe, tornando seus OKRs públicos para toda a empresa. Por fim, depois de revisados, comunique novamente os OKRs estratégicos da empresa.

2 semanas no período [15 de janeiro]

Acompanhe o progresso e conduza checagens semanais ou quinzenais com sua equipe, durante as quais você compartilhará o progresso dos OKRs. Devem ser reuniões curtas e no máximo possível objetivas, então não faça uma revisão completa de todos os objetivos.

6 semanas no período (check-in intermediário) [15 de fevereiro]

Conduza um check-in mais longo (2-3 horas) com sua cúpula de administração e com suas equipes internamente para atualizar o progresso e discutir como a equipe está se movendo até agora. Marque seus objetivos e ajuste / mude seu curso, se necessário.

3 semanas antes do final do trimestre [10 de março]

Faça uma troca de ideias sobre as prioridades de toda a empresa para o próximo trimestre. Novamente, envolva todos os níveis da organização na discussão. Certifique-se de alinhá-los com seus objetivos estratégicos anuais. Comunique seus objetivos para o próximo trimestre com a equipe.

1 semana antes do final do trimestre [25 de março]

As equipes criam seus objetivos com base na tática da empresa e seus objetivos anuais. Cada equipe pontua seus Objetivos, faz a retrospectiva de como foi o período, reflete sobre o que deu certo e o que deve ser melhorado.

Fim do trimestre [01 de abril]

Conduza outra reunião geral ou estratégica durante a qual finalizará os OKRs do trimestre anterior e dará o início nos do trimestre que se inicia e faz a comunicação a todas as equipes e departamentos.


Certificação gratuita em OKRs

Certifique-se na metodologia OKR. Comece hoje a mudança em sua carreira. Curso online e gratuito com duração de 2 horas. Comece agora mesmo!

INICIAR CERTIFICAÇÃO EM OKRs

Melhores práticas para usar OKRs

Reavalie os OKRs se eles não forem alcançados no prazo definido. Se necessário, você também pode optar por adicioná-los ao próximo trimestre. No entanto, se você perceber que um Resultado-chave foi perdido por mais de dois ciclos táticos, será melhor substituí-lo, pois talvez ele não seja tão essencial.

Está tudo bem se alguns dos seus resultados-chave permanecerem os mesmos e apenas o valor alvo seja alterado. Pode até haver resultados-chave que permanecem constantes, como lucro ou NPS. Nesse caso, o que vai mudar são as atividades e projetos da equipe que irão conduzir a mudança e as métricas associadas.

Períodos táticos menores geralmente funcionam bem. Sugerimos o uso de períodos de OKR tático de até 3 meses. Mas se você é uma empresa de pequeno a médio porte e está configurando OKRs pela primeira vez, quanto menor o ciclo, mais rápido o aprendizado.

Resumo

A seleção de um ciclo adequado que funcionará perfeitamente para sua empresa pode levar algum tempo. Não há problema em alterar algumas abordagens específicas para se adequar melhor à sua área de atuação no mercado, certifique-se apenas de seguir os principais princípios do OKR para conquistar sucesso almejado.

Lembre-se que não é a metodologia em si que vai fazer a alavancagem dos seus resultados, mas sim a mudança de mindset proporcionada por ela na sua organização. Faça os ajustes necessários para a sua realidade e inicie seu primeiro ciclo.

Confira a solução da 4persons, que permite configurar os ciclos de objetivos personalizados e gerenciar OKRs de maneira mais eficaz.