Dar e receber feedbacks ´é uma atividade que acontece diariamente em nossa vida, desde pequenos. Aprenda aqui as melhores práticas para utilizá-lo de maneira eficiente no seu trabalho.

Todos dão e recebem feedbacks todos os dias, seja no trabalho, em casa, na escola, e isso acontece naturalmente em meio às nossas interações sociais, isso porque a comunicação é a maneira mais efetiva de transmitir e sanar necessidades.

Da perspectiva em que o feedback é a construção de um senso de imagem dos receptores, na vida real, é útil ao doador explicar de maneira assertiva o feedback e o objetivo de fazê-lo para que seja atingido o objetivo de desenvolvimento humano. Do contrário, o feedback perde sua essência e torna-se um instrumento de satisfação individual. 

Portanto, para melhor atingir resultados, no lugar de comunicar de forma não objetiva ou ignorar padrões de comportamentos destrutivos, atente-se  para as 3 principais dicas:

Dica 1 Preparação: 

Pense em como você vai dar o feedback para a pessoa. Não tem como fazer feedback no improviso. Organize a forma como você vai expôr o seu feedback. Lembre-se, um feedback tem sempre três passos: Contexto, Comportamento e Consequência.

Dica 2 – Timing: 

Faça-o perto do acontecido. Timing é um dos pilares de um bom feedback e deve ser sempre levado em consideração. Prepare-se para não esperar demais para dar um feedback, pois você pode deixar muito tempo passar e o feedback perder o contexto. E da mesma forma, tente não dar um feedback a uma pessoa que está com a cabeça cheia no momento.

Dica 3 – Clareza: 

Explique de forma detalhada. Assim a pessoa relaxa e percebe que se trata apenas de uma conversa franca e que seu objetivo é falar de seus pontos fortes, pontos a melhorar, elogiar exemplos de onde ele foi bem (se houver) e de onde nem tão bem assim e determinar, ao final, como planejar a evolução dele na empresa.

Outros fatores relevantes para levar em consideração:

Contexto: Identifique qual era a situação em que a pessoa demonstrou determinado comportamento. O que estava ocorrendo na empresa? No time?

Comportamento: O que a pessoa efetivamente fez? Isso foi bom ou ruim? Poderia ter sido feito diferente?

Consequência: Esse comportamento teve ou tem consequências boas ou ruins? Como? Isso afeta o trabalho de outras pessoas? Afeta o clima da empresa?


Certificação gratuita em OKRs

Certifique-se na metodologia OKR. Comece hoje a mudança em sua carreira. Curso online e gratuito com duração de 2 horas. Comece agora mesmo!

INICIAR CERTIFICAÇÃO EM OKRs

Importância do feedback

  1. Ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de os dá e de quem recebe
  2. Aprimora o trabalho em equipe
  3. Aumenta a comunicação e interação entre as pessoas

Estes são os 3 pontos que mais geram problemas em empresas e grupos em geral. São problemas comportais e de comunicação.

Essencialmente a comunicação é um problema em todos os contextos já que a responsabilidade da compreensão da mensagem é de responsabilidade do emissor da mensagem e não do receptor, assim sendo você precisa garantir que vai falar algo de maneira tão clara a ponto de a outra pessoa conseguir entender exatamente o que você quis dizer, sem margem para interpretação errada ou julgamento.

Parece fácil mas é um dos maiores desafios, tanto para pessoas em suas vida particulares quanto para empresas nas rotinas corporativas.

Anotar para lembrar e cobrar

Sim, você leu corretamente. A maioria dos problemas enfrentados em relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais é por erros de comunicação. Ou as pessoas entendem coisas diferentes, ou esquecem o que foi entendido e acabam não cumprindo seus combinados.

Você já ouviu o ditado “Combinado não sai caro”? Sim, feedback se trata exatamente disso.

As melhores práticas do feedback incentivam os participantes da conversa a combinarem e anotarem o que foi combinado para consulta posterior. Este tipo de atitude simples, porém imprescindível, leva a melhoria da comunicação e sucesso da atividade de compartilhamento de feeedback. Quer um exmplo?

Imagine que um de seus colaboradores precisa entregar semanalmente um relatório para você em um dia e hora específico. Ao perceber que seu colaborador atrasava e entrega ou entregava o relatório com erros, você precisa dar-lhe um feedback.

Você comunica que a falta de atenção tem impedido você de demonstrar os resultados positivos do trabalho dele por conta de pequenos erros e atrasos. Desta forma, espera que ele redija o relatório com antecedência a ponto de conseguir conferir o mesmo antes de enviá-lo para você, evitando erros e também atrasos.

Antes de sair da reunião, você deve ter anotado este combinado e conferir se a pessoa entendeu, algo como: “Ótimo, então antes de finalizarmos este feedback, vamos ver se estamos alinhados. Os atrasos e erros ocorridos na entrega do relatório X tem dificultado seu uso e por este motivo, de agora em diante, você precisa redigir o material e conferi-lo com pelo menos um dia de antecedência para evitar que novos erros aconteçam, correto? Sabe como fazer isso ou precisa de ajuda?”

Este tipo de conferência ao final da reunião de feedback garante que tanto você quanto o receptor do feedback saiam da conversa esperando a mesma coisa um do outro. E caso algo saia do planejado, utilize sua anotação deste feedback para realinhar este entendimento.

Crie uma conta gratuita no 4Persons para anotar e controlar cada um dos feedbacks e 1:1s que você e seu time executam. Desta forma você terá controle absoluto de tudo que foi combinado e ainda pode transformar estes itens em metas para seu time. Experimente gratuitamente ainda hoje!

Conclusão

O feedback é uma ferramenta essencial na gestão de desempenho contínuo, pois reforça a cultura da empresa e impulsiona o crescimento humano de forma saudável, se realizado da maneira correta.

Além disso, o principal objetivo do feedback não é apontar falhas ou culpados! Assim, é preciso alinhar com o receptor quais as providências que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados pontos. Você pode também buscar maneiras de lidar com certas situações e até se comprometer a mostrar como você fazia isso quando ocupava um cargo semelhante ao dele

Confira uma ferramenta para solicitar e dar feedback. Aproveite dicas, sugestões e modelos para ajudar sua equipe a começar. Empreendedores com visão de futuro já estão usando o 4persons para consolidar uma cultura de resultados por meio de feedbacks.

Que tal automatizar o controle sobre seus feedbacks e 1:1s?